Segurança em Estruturas Porta Pallet Deixe um comentário

 

A armazenagem de itens, insumos, produtos e mercadorias deve atender uma série de normas técnicas para armazenagem. Para isso, é preciso aplicar o planejamento correto e organizar as operações, buscando preservar não apenas os materiais dentro do armazém, mas também a segurança dos trabalhadores.

As normas técnicas para armazenagem foram estabelecidas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. A entidade é responsável pelo conjunto de regras para os mais diversos setores produtivos e comerciais.

O estabelecimento de normas técnicas é essencial para todos os tipos de produtos, principalmente produtos químicos, que exigem maiores cuidados em sua manipulação. Essas normas foram elaboradas para cuidar da qualidade do produto final, prevendo-se que a correta manipulação das matérias-primas irá garantir as corretas propriedades exigidas para consumo.

As práticas erradas de armazenamento, além disso, podem gerar uma série de riscos e consequências negativas para a empresa. Em decorrência disso, as normas devem ser respeitadas, orientando os mais diversos tipos de indústrias para as melhores práticas em seu segmento.

Como foram criadas as normas técnicas para armazenagem

As normas técnicas para armazenagem foram estabelecidas depois de anos de estudos realizados, reunindo informações de empresas de armazenagem, de indústrias e produtoras de paletes.

Com as informações obtidas, a ABNT elaborou um dos primeiros manuais com normas específicas. A NBR 15.524-2, editada e publicada em outubro de 2008, traz orientações básicas para a armazenagem de uma forma geral.

As normas da ABNT, nessa edição, oferecem todas as orientações para o projeto, cálculo, montagem e utilização de estruturas porta paletes. Dessa forma, os operadores e administradores de armazéns são orientados sobre maneiras de operação do sistema de armazenagem, a conservação dos produtos e o carregamento de cargas.

A aplicação das normas técnicas para armazenagem não é obrigatória. No entanto, elas devem ser utilizadas, uma vez que servem também para prevenir acidentes. No caso de ocorrência de acidentes com operadores, não havendo a comprovação da aplicação das normas, a empresa poderá responder judicialmente.

Ao contrário das Normas Regulamentadoras, as normas técnicas são disponibilizadas para garantir que o armazém ofereça mais eficiência e que os operadores não corram qualquer risco. Ao mesmo tempo, preservam a integridade dos itens armazenados, trazendo melhores resultados à produtividade das empresas.

Quais são as regras estabelecidas para a armazenagem?

A NBR 15.524/2 apresenta orientações para a elaboração de projetos de armazenagem, inclusive com cálculos para montagem de estruturas. A norma explica sobre a melhor forma de conduzir as cargas pelo espaço do armazém, as formas de operação do sistema e a conservação do local e dos itens contidos nele.

Dessa maneira, as normas técnicas para armazenagem devem ser consideradas desde a concepção do próprio armazém, do galpão ou do centro de distribuição. Algumas dessas regras podem ser observadas a seguir:

  • O peso dos itens e materiais utilizados não podem exceder o suporte do piso escolhido para o local;
  • Os materiais devem ser dispostos de maneira que não possam obstruir, seja total ou parcialmente, as portas e saídas de emergência, não podendo também cobrir ou ocultar equipamentos contra incêndio;
  • A disposição dos materiais deve respeitar uma distância mínima de 50 centímetros das estruturas laterais;
  • O espaço de circulação de ar deve ser liberado, principalmente na presença de componentes químicos;
  • Os produtos considerados perigosos não devem ser armazenados em local que precise de escadas para posicioná-los;
  • O armazém deve ser devidamente sinalizado;
  • As áreas de carga e descarga devem ser mantidas sem obstruções.

Além disso, todos os envolvidos na movimentação e armazenamento devem ser treinados, garantindo o cumprimento de todas as regras estabelecidas.

Destacamos que os itens apresentados são apenas alguns relacionados às normas técnicas para armazenagem. Assim, a NBR deve ser analisada cuidadosamente para que sejam aplicadas todas as regras.

Importância de aplicar as normas técnicas

Mesmo que as normas técnicas não sejam obrigatórias, existem várias razões pelas quais elas devam ser aplicadas, como, por exemplo:

  • As normas técnicas para armazenagem ajudam a prevenir maiores problemas em caso de acidente no local de trabalho. Além disso, garante a segurança dos trabalhadores e evita maiores danos à estrutura do armazém;
  • Aplicando de forma adequada previne-se avarias, danos e quebras nos itens armazenados;
  • As regras previnem prejuízos ocasionados por perda de itens;
  • A empresa pode evitar determinados problemas, como desenvolvimento de mofo, absorção de odores e excesso de poeira, que podem ser prejudiciais aos itens;
  • A implementação das normas melhora a organização do local de armazenagem;
  • As regras reduzem os riscos de contaminação, principalmente quando a empresa faz uso de produtos químicos;
  • O trabalho de picking e estocagem é agilizado.

Cuidados especiais na armazenagem de produtos químicos

Os produtos químicos são objeto de regras específicas nas normas técnicas para armazenagem da ABNT. As principais formas de armazenagem podem ser vistas a seguir:

1.    Segregação dos produtos químicos

Os produtos químicos devem ser segregados, devendo ser armazenados com base em suas compatibilidades, como, por exemplo: formação de gases tóxicos, explosão e incêndio, que são implicações comuns quando produtos opostos colidem;

2.    Áreas de circulação

As áreas de circulação e de passagem de laboratórios e armazéns com produtos químicos devem estar livres, não devendo se usar áreas elevadas que exijam escadas para o armazenamento.

Os reagentes químicos e equipamentos devem estar devidamente armazenados, com as áreas sendo higienizadas imediatamente no caso de derramamento de reagentes. Os produtos devem estar etiquetados corretamente.

3.    Sinalização

Uma das principais normas técnicas para armazenagem orienta sobre a sinalização das áreas com produtos químicos. No caso de haver risco biológico, o acesso deve estar identificado com o emblema internacional. Além disso, deve-se limitar o acesso, mantendo o controle sobre a entrada de pessoas estranhas ao serviço.

No caso de laboratórios químicos, a sinalização deve ser feita através de cores, que são mais úteis para a identificação e demarcação de áreas de risco e de equipamentos de segurança, além de canalizações empregadas para gases e líquidos. A sinalização por cores deve ser acompanhada de sinais convencionais ou palavras.

O cumprimento das normas técnicas para armazenagem da ABNT é de extrema importância para qualquer tipo de empresa. Isso garante a qualidade dos produtos no padrão internacional, disciplinando os processos e aumentando a segurança e a produtividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *